Projetos

Passeriformes

Biologia reprodutiva de Passeriformes campestres ameaçados de extinção do sul do Bioma Mata Atlântica, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

O presente projeto visa ampliar o conhecimento sobre a biologia básica de cinco espécies de aves regionalmente ameaçadas de extinção em campos do Planalto das Araucárias, RS e SC (campos de cima da serra). As espécies estudadas são: a patativa (Sporophila plumbea), o caboclinho-de-barriga-preta (Sporophila melanogaster), o caboclinho-de-barriga-vermelha (Sporophila hypoxantha) o papa-moscas-do-campo (Culicivora caudacuta) e o papa-moscas-canela (Polystictus pectoralis). Essas espécies são tipicamente campestres, raras e com conhecimento científico ainda escasso. Assim como outras espécies de aves da região dos campos de cima da serra, suas populações vem sofrendo com ameaças antrópicas, como substituição de áreas de campo por monoculturas de pinos, soja, arroz, etc., implantação de usinas hidrelétricas e drenagens de banhados. Os caboclinhos, adicionalmente, sofrem com o impacto da captura ilegal para o comércio de animais silvestres.

Com os dados gerados ao final do estudo pretende-se compreender melhor a biologia e ecologia das espécies foco e contribuir para a conservação das mesmas através da produção de publicações científicas, de Planos de Ação, e de indicação de áreas prioritárias para a conservação. Atividades de divulgação, como uma mostra fotográfica e um vídeo também serão realizadas no ano em que o Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS (MCT-PUCRS) comemora os 200 anos de Darwin.

O projeto, sob a coordenação de Carla Suertegaray Fontana do Setor de Ornitologia do Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS, é realizado em parceria entre a IGRÉ-Associação Sócio Ambientalista e MCT-PUCRS e conta com a participação de alunos de graduação e pós-graduação da PUCRS e biólogos.

O projeto conta com apoio financeiro das entidades Neotropical Grassland Conservancy e Fundação o Boticário de Proteção à Natureza.

    Acesse o site do Museu de Ciências e Teconologia da PUCRS para maiores informações.

Ninho de Caboclinho-de-barriga-vermelha Sporophila Ninho de Caboclinho-de-barriga-vermelha Sporophila