Projetos

Campos de Cima da Serra

A Biodiversidade dos Campos de Cima da Serra, RS e SC:popularizando o conhecimento.

O Projeto teve como objetivo despertar a percepção na comunidade dos Campos de Cima da Serra, RS e SC, sobre a importância do reconhecimento, preservação (conservação) e integração da biodiversidade em seu cotidiano.

Foram trinta e dois autores que atuaram no projeto que se desenvolveu em cino municipios dos Campos de Cima da Serra: Bom Jesus, Vacaria, São José dos Ausentes, no RS, Lages e São Joaquim em SC, durante 2008 e 2009. Os recursos financeiros vieram através do Edital 12/2006 do CNPq (Conselho de Dsenvolvimento Científico e Tecnológico do MCT). Dentre as atividades desenvolvidas, como oficinas de capacitação e oficinas de Observadores de Aves, destacam-se a edição dos livros da Biodiversidade, com resenhas detalhadas a seguir.

Livro Texto

Com apresentação de Rualdo Menegat, coordenador do Atlas Ambiental de Porto Alegre, a obra caracteriza os ambientes naturais e as principais espécies de seres vivos da Região dos Campos de Cima da Serra, trazendo belíssimas fotos coloridas. Valorizar o ambiente e respeitar as espécies que nele interagem é proposta do livro, com capas e 196 páginas impressas em papel reciclado.

Para melhor conduzir o leitor pelo tema central, o livro vai além do principal capítulo que discorre sobre as espécies formadoras da biodiversidade. Ele apresenta os capítulos de contextualização da paisagem regional, com mapas de hidrografia e vegetação, um glossário explicando os termos menos usuais, um índice remissivo e a lista de todas as espécies descritas para a Região dos Campos de Cima da Serra.

Como se formou a Região e por que existem os famosos cânions é mostrado no primeiro capítulo de contextualização. O segundo capítulo esclarece o que é a biodiversidade e a sua importância para o bem estar do planeta. Os principais ambientes da paisagem são tratados no capítulo três, que caracteriza os campos, matas, banhados, rios e cidades. No capítulo cinco, aparecem as grandes ameaças capazes de destruir a riqueza de vida encontrada nos ambientes descritos.

Muitas imagens de borboletas, aves, plantas, peixes, insetos, sapos, lagartos e mamíferos estão no capítulo quatro. Como o miolo do livro, o capítulo da biodiversidade classifica as espécies em oito grandes grupos, sinalizados por cores diferentes nas laterais das páginas esquerdas do livro. Em primeiro lugar aparece a flora, seguida pelos invertebrados aquáticos, artrópodos terrestres, peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos. Cada espécie recebeu um título, um texto enfatizando as principais características do seu modo de vida e uma imagem.

Na parte superior da fotografia ou desenho, aparece o nome popular e o ícone do ambiente no qual a espécie pode ser encontrada; na parte inferior, aparece o nome científico, dados de classificação e seu tamanho ou estágio de desenvolvimento.

Livro de atividades

Belos desenhos de espécies e paisagens dão o encanto visual ao livro de 96 páginas, impresso em preto-e-branco. Outra atração é um mapa inédito da Região, na página oito, criado exclusivamente para a obra.

Várias atividades remetem às páginas do livro texto. As propostas podem ser desenvolvidas em vários níveis escolares, desde a alfabetização a partir dos desenhos de colorir e associar, estimulando a motricidade fina, até o ensino médio, aproveitando os temas do item pensar-e-agir, que inspiram ações concretas na comunidade.

Ícones nas margens superiores externas indicam o tipo de atividade: colorir, unir-pontos, quadrinhos, cruzadinhas, pensar-e-agir, recortar-e-colar, jogo-de erros, descobrir, ler-e-saber, labirinto, caça-palavras, associar, jogos e o-que-é-o-que-é. Estas distribuem-se nos conteúdos de ambientes, flora, fauna aquática, insetos, crustáceos, peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos. O assunto específico dá o título a cada atividade.

Uma maneira de enriquecer os exercícios propostos são as idéias, indicadas com um pequeno lápis e próximas ao rodapé das páginas. O professor pode aproveitá-las para aprofundar a atividade descrita nos parágrafos acima ou desenvolver a proposta em outras temáticas. Nas páginas finais, aparecem respostas para as questão mais pontuais como associar, caça-palavras e cruzadinhas.

Noticias e materiais instrucionais podem ser acessados:
www.ufrgs.br/ccs-biodiversidade

Participação dos Associados