Notícias

Debates Ambientais

Os palestrantes da mesa redonda “Conservação e manejo do Pampa”prenderam a atenção da plateia, de mais de cinquenta participantes, pormais de duas horas mostrando que medidas urgentes devem ser implementadas paraa conservação do que ainda resta dos campos naturais em nosso Estado.

Dr. Eduardo Velez mostrou as beleza cênicas do Pampa até entãodesconhecidas para a maioria dos presentes, destacando a necessidade dedesenvolver políticas públicas para o bioma mais degradado do Brasil.

Dr. Carlos Nabinger expôs sobre o manejo adequado do gado noscampos com vistas a uma maior produtividade, ressaltando sobre a importância deser adotada pelos pecuaristas gaúchos. A seguir, falou o coordenador da Alianzadel Pastizal no Brasil, entidade presente nos quatro países do mercosul-Argentina, Paraguai, Uruguai e Brasil, Eng. Agr. Rogério Jaworski. Enfatizou a conservaçãodo bioma através de ações promovidas pela referida entidade, especialmente coma adoção da carne certificada do gado criado em pasto nativo. O Coordenador daAlianza del Pastizal, por não ter podido comparecer ao evento, Biól. Lic.Aníbal Parera, fez sua fala através de vídeo-conferencia desde Corrientes,Argentina, mostrando a importância da interação entre os governos dos paísesque compõem o Pampa e definição de suas políticas públicas aos produtoresrurais que conservam os campos naturais e dão sustentabilidade do bioma.

Em seguimento ao encontro, os presentes brindaram aos 10 anos deexistência da entidade.